Cardiologia

O acompanhamento de um cardiologista é indispensável para TODOS NÓS, visto que a maior causa de morte na atualidade é em decorrência de problemas cardiovasculares. Felizmente, esse campo mudou muito ao longo dos anos e está cada vez mais desenvolvido, dialogando com as outras áreas médicas e adotando um caráter preventivo, com o objetivo de preservar a vida do paciente e evitar ao máximo o aparecimento de doenças.

 

A avaliação cardiológica de rotina é uma avaliação de prevenção, para detectar possíveis alterações que podem aparecer em um exame de rotina e que poderão ser tratadas no nível ambulatorial. A importância dessa avaliação preventiva é de evitar ou minimizar a evolução de alguma alteração que, se tratada de forma precoce, poderá evitar o risco de necessidade cirúrgica.

 

As avaliações pré-operatórias cardiológicas têm o objetivo de minimizar possíveis riscos durante a cirurgia, que vão desde a parte anestésica até os medicamentos que serão utilizados durante o procedimento, pois em um procedimento cirúrgico o paciente fica mais sujeito ou sensível à a reações ou alterações causadas por medicamentos.

 

 

Além disso, alguém que pratica exercícios físicos e sofreu uma lesão, ao retomar a rotina de treinos, carece de acompanhamento cardiológico para ter 100% de segurança em seu retorno. Em síntese, a visita ao profissional é sempre imprescindível.